A hora de contratar um novo funcionário pode ser um verdadeiro ‘tiro no escuro’ para muitas empresas, nem sempre trazendo os resultados esperados. Para contornar essa situação, é importante ter um processo constante de seleção, explica o especialista em empreendedorismo Carlos Oshiro.
Oshiro, que também é CEO da empresa Targo Consultoria, foi um dos convidados do primeiro episódio do reality ‘Estagiário 360°’, disponível no canal do Manaus 360° no YouTube.
“Mesmo que você não precise de gente, você sempre tem que ter alguém ou um departamento, pode ser uma pessoa fazendo constantemente a captação de currículos e fazendo esse processo”, destaca Oshiro.
Segundo ele, se as empresas abrirem seleção apenas quando precisarem preencher vagas, os recrutadores sempre irão selecionar ‘o menos pior’ entre os candidatos — e isso não é eficiente, garante o especialista.
Confira as demais dicas dadas por Carlos Oshiro:
Demore para contratar e demora rápido
“Demorar pra contratar porque é muito difícil e desafiador você conseguir o talento. Então se a pessoa não está indo bem, você já treinou, você já deu todas as respostas pra ela, deu vários feedbacks, aí você tem que demitir rápido”, explica.
Não terceirize a contratação
“Quando você terceiriza pra uma empresa a contratação, essa empresa ela não entende da cultura sua organização. Então quem vive dentro da organização sabe como que é o perfil do dono, qual é a cultura da organização. Então isso ajuda muito a você captar as pessoas corretas”, ressaltou.
Invista em treinamento
“Sempre começamos com estagiários damos preferências para as pessoas que estão no primeiro ou segundo emprego, normalmente iniciando uma faculdade. Então a gente faz opção por formar talentos, quanto talento ele tem um DNA meio nato, então o processo de seleção recruta esse talentos e o desenvolvimento fica por nossa conta”, orienta Oshiro.