Catorze prefeitos do estado do Amazonas estarão no comitê de recepção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Parintins nesta sexta-feira (4). Os gestores devem participar do evento de inauguração da nova subestação de energia que ligará o município ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o famoso Linhão de Tucuruí.
A lista divulgada pela Associação Amazonense de Municípios cita, além do próprio prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (União), os nomes de:
- Frederico Junior (Podemos), prefeito de Novo Airão;
- Júnior Leite (Podemos), prefeito de Maués;
- Gamaliel Andrade (Podemos), prefeito de Tapauá;
- Dr. Júnior (MDB), prefeito de Juruá;
- David Bemerguy (MDB), prefeito de Benjamin Constant;
- Nathan Macena (Republicanos), prefeito do Careiro Castanho;
- Nicson Marreira (PTB), prefeito de Tefé;
- Denis Paiva (Podemos), prefeito de Atalaia do Norte;
- Andreson Cavalcante (Podemos), prefeito de Autazes;
- Eraldo CB (Podemos), prefeito de Boa Vista do Ramos;
- Marina Pandolfo (PSD), prefeita de Nhamundá.
Inicialmente, o nome do prefeito de Clóvis ‘Curubão’ Saldanha (PT), prefeito de São Gabriel da Cachoeira, ficou de fora da listagem e cogitou-se que não participaria do evento. Contudo, o presidente do diretório municipal do partido em Parintins, Erlisson Cidade, enviou comunicado ao portal BNC Amazonas afirmando que o gestor estará presente.
Indígena da etnia Tariana e prefeito do município com maior proporção de indígenas do Brasil, Clóvis Curubão recentemente deu entrevista criticando organizações não-governamentais (ONGs) e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (PSOL).
Apesar de ser filiado ao PT, Curubão defendeu há poucos anos o projeto de mineração em terras indígenas, sendo criticado pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) por isso.