Às vésperas das eleições em Coari, Tribunal de Contas Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) realizam ações para atender aos eleitores do munícipio. Com isso, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) vai enviar à Coari cerca de 140 policiais militares para reforçar o esquema de segurança durante a eleição que acontece neste domingo (05).
Além do reforço na segurança, também serão destinados policiais para receber denúncias de crimes eleitorais – ações cometidas em período eleitoral e proibidas por lei – que podem ocorrer na cidade e com mais uma opção de registro para denúncia, por meio do contato (97) 98455-4491, disponibilizado pelo MP-AM.
Segurança em Coari
Na última quarta-feira (24), por exemplo, um homem de 23 anos, identificado como Marcos Peres do Nascimento, foi baleado nas costas após sair do comício do candidato Keitton Pinheiro (PP). Segundo a polícia, a vítima foi abordada por dois homens que fizeram os disparos, já a família de Nascimento, relatou que não foi uma tentativa de assalto, mas um atentado, pois os pertences das vítimas não foram levados, como celular e dinheiro.
Logo, a medida é para garantir a segurança da população e candidatos que seguem com rivalidades, acusações e denúncias entre os grupos políticos adversários, segundo o TRE-AM.
Candidatos
Quatro candidatos disputam a vaga para a prefeitura da cidade, entre eles Robson Tiradentes (PSC), Keitton Pinheiro (MDB), Zé Henrique (PL) e Mil Mitouso (PSB).
Segundo pesquisa de intenção de votos realizada pela empresa DMP, o candidato Robson Tiradentes Jr. lidera o ranking de aprovação com 45%, em seguida Keitton Pinheiro com 42%, em terceiro lugar Zé Henrique com 12% de aprovação e Mil Mitouso somente com 1%. A pesquisa entrevistou 803 eleitores e foi realizada entre 29 de novembro e 1 de dezembro, com margem de erro de 3,6% e registro: AM-03337/2020 no TRE-AM.