Em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Abaré Escola de Jornalismo realiza ação de conscientização ambiental na manhã de domingo (4), na tradicional feira da avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. O ato ocorre em alusão ao Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, e tem a intenção de alertar a população dos perigos provenientes da desinformação sobre a Amazônia.
Na ocasião, serão distribuídas 70 mudas de plantas, além da realização de palestras sobre os perigos decorrentes das mentiras disseminadas sobre desmatamento e queimadas na Amazônia. Ao fim, a equipe vai colar cartazes em formato de lambes nos muros do Centro, como forma de alerta e protesto.
Agenda positiva
Nos últimos anos, a Amazônia tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, reforçadas com a propagação de desinformação. A ação é uma resposta a esta situação.
“Nosso intuito, enquanto escola, é instigar nas pessoas essa curiosidade sobre o que as cerca e, principalmente, sobre o que elas recebem como ‘notícia’. Aliado a isso, incube-se a nós, a missão de adverti-las com algumas regras básicas de checagem de informação”, explica o editor-chefe da Abaré e coordenador da campanha, Gabriel Veras.
Sobre a Abaré
Pioneira no ensino informal do jornalismo no Amazonas, a Abaré – Escola de Jornalismo foi fundada em 2020, com o intuito de democratizar o acesso às ferramentas de investigação jornalística e, com isso, tornar a sociedade amazonense a par de medidas e proposituras políticas.
A Abaré realiza, por meio das frentes de atuação, trabalhos voltados à Educação Midiática em escolas públicas de ensino fundamental e médio, coletivos e associações de moradores das zonas periféricas de Manaus.