A recém-anunciada candidatura do vereador Caio André (PSC) à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) — que já conquistou o apoio de pelo menos 22 vereadores — jogou um ‘balde de água fria’ nos planos de reeleição do atual presidente da Casa, David Reis (Avante).
Caio André, que é o terceiro vice-presidente na atual composição da mesa diretora da CMM, é aliado de primeira hora do governador Wilson Lima (União Brasil), de quem foi secretário de Esportes (atual Fundação Amazonas de Alto Rendimento) entre 2019 e 2020.
Com a declaração de apoio de 22 vereadores, Caio André reafirma o favoritismo na eleição da CMM, marcada para o próximo dia 5 de dezembro. Na disputa, a chapa do vereador conta com a candidatura de Yomara Lins (PRTB) para a vice-presidência da Casa.
Apesar de se identificar como independente, nos últimos dois anos, o vereador faz um mandato favorável ao prefeito David Almeida (Avante). Mesmo assim, foi o primeiro a criticar publicamente a tentativa de alterar a Lei Orgânica de Manaus (Loman) para permitir a reeleição de David Reis.
Caio também foi um dos primeiros vereadores a defender o fim das sessões híbridas, que esvaziaram o plenário da Câmara mesmo com a melhora da pandemia.
Nos corredores da Câmara de Manaus, o vereador é avaliado como um político bem articulado, que atua nos bastidores, com abertura, inclusive, com representantes da oposição. Prova disso é que Caio André já tem os votos declarados de Rodrigo Guedes (Republicanos) e Amom Mandel (Cidadania).
Também nos bastidores, o vereador afirma o compromisso em mudar a imagem da Câmara Municipal, vista por muitos como um puxadinho da prefeitura. O vereador firmou o compromisso de dar independência à casa legislativa e de não blindar o prefeito contra denúncias.
Além de Amom e Guedes, a candidatura de Caio André também conta com o apoio de Marcelo Serafim (Avante) e Everton Assis (União Brasil), que renunciaram à liderança e à vice-liderança do prefeito na CMM, e de Lissandro Breval (Avante), que renunciou à liderança do partido do prefeito.
Vereador de primeiro mandato, Caio André foi eleito em 2020, com 4.666 votos. Na campanha, contou com o apoio do governador Wilson Lima — que, na época, estava no PSC — e declarou voto em David Almeida no segundo turno da disputa pela prefeitura. Hoje, ocupa a presidência municipal do partido.
Confira os vereadores que já declararam voto em Caio André:
- Allan Campêlo (PSC)
- Amom Mandel (Cidadania)
- Bessa (Solidariedade)
- Capitão Carpê (Republicanos)
- Daniel Vasconcelos (PSC)
- Diego Afonso (União Brasil)
- Everton Assis (União Brasil)
- Ivo Neto (Patriota)
- Jaildo Oliveira (PCdoB)
- João Carlos (Republicanos)
- Lissandro Breval (Avante)
- Marcelo Serafim (Avante)
- Márcio Tavares (Republicanos)
- Peixoto (Pros)
- Professora Jacqueline (União Brasil)
- Raiff Matos (Democracia Cristã)
- Rosivaldo Cordovil (PSDB)
- Rodrigo Guedes (Republicanos)
- Thaysa Lippy (Progressistas)
- William Alemão (Cidadania)
- Yomara Lins (PRTB)