O Governo do Amazonas lançou nesta sexta-feira (24) os programas Consulta+ e Examina+ para acelerar a realização de consultas e exames na rede pública de saúde. Segundo o Executivo, os programas devem oferecer 86 mil exames e serviços terapêuticos e 11,9 mil consultas mensais.
Na cerimônia de lançamento, o governador Wilson Lima (PSC) explicou que, com a pandemia, a rede de saúde registra um déficit nos atendimentos não prioritários. “As nossas unidades hospitalares começaram a fazer um atendimento daquilo que era mais urgente”, ressaltou.
De acordo com a secretaria estadual de saúde (SES), o programa vai ofertar consultas especializadas nas áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, reumatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, otorrinolaringologia, pneumologia, urologia e nutrição.
De acordo com a SES, a expansão da oferta de procedimentos será gradual, iniciando agora com a abertura do Hospital Delphina Aziz para a rede e continuará se expandindo, com a contratação em curso de novos serviços.
Atendimentos no Delphina
Com a novidade, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinald Abdel Aziz, na zona norte de Manaus, volta a atender para procedimentos não relacionados à Covid-19. Desde 2020, a unidade funcionava como referência estadual no tratamento do coronavírus.
O HPS passará a ofertar na rede estadual de saúde um total de quase 98,5 mil procedimentos ambulatoriais por mês, utilizando toda a sua capacidade instalada.