Sem qualquer burocracia, o projeto de lei que abre caminho para uma contratação bilionária da Prefeitura de Manaus foi aprovado, nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A reportagem do Manaus 360 adiantou que Davi estava articulando a contratação da empresa Amazon Watt S.A., ligada ao empresário Cyro Anunciação, por R$ 1,3 bilhão, para a concessão do serviço de energia solar em prédios públicos da capital.
Aliada do Prefeito, a CMM tratou o assunto com a celeridade que David Almeida precisava. O PL 055/2022 chegou à Cãmara na última quarta-feira e começou a tramitar na Casa na segunda (21), logo no início dos trabalhos da semana.
Como o chefe tinha pressa, na quarta a proposta já estava aprovada pelos vereadores e seguiu para sanção após passar por duas comissões, mais a procuradoria legislativa. Ao todo, foram nove movimentações para que o projeto andasse em apenas sete dias, sendo que cindo delas foram ainda na segunda. Para acelerar mais, a pauta desta quarta foi invertida e o polêmico PL votado primeiro.
‘Conveniência e oportunidade’
Em fevereiro de 2021, logo que David Almeida assumiu a gestão municipal, a prefeitura disse, em nota enviada à imprensa, que não tinha interesse na contratação da empresa “por razões de conveniência e oportunidade”.
Na justificativa enviada por David Almeida aos vereadores, a prefeitura ‘recicla’ o termo de referência produzido pela gestão de Arthur Neto. Aprovado, o PL faz com que a realização de uma nova licitação seja questionável, uma vez que já há processo licitatório concluído e com o mesmo objeto.