Dois novos vereadores confirmaram à reportagem do Manaus 360° que assinarão o pedido de instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) de Manaus. Procurados, os vereadores Marcelo Serafim e Glória Carrate, ambos do PSB, afirmaram que assinarão o pedido.
Proposto pelos vereadores William Alemão (Cidadania), Rodrigo Guedes (Podemos) e Capitão Carpê (Republicanos, o requerimento busca apurar denúncias sobre pagamento em dinheiro vivo a um portal de notícias da capital por meio da Semcom. O vídeo foi divulgado pelo portal brasiliense Metrópoles e teve repercussão nacional.
Nessa quarta-feira (20), o secretário Israel Conte esteve na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para prestar esclarecimentos aos vereadores, mas os membros da oposição não ficaram satisfeitos com as respostas. Em coletiva, o trio confirmou a existência de mais cinco assinaturas além das suas:
- Thaysa Lippy (PP)
- Diego Afonso (União)
- Everton Assis (União)
- Professora Jacqueline (União)
- Lissandro Breval (Avante)
Questionado pela reportagem se apoiaria o pedido com sua assinatura, o vereador Caio André (Podemos) disse que aguardaria até que o requerimento chegasse ao número necessário de apoios para ser protocolado.
“Eu devo assinar sim, mas somente quando já tiverem as 14 assinaturas, para que não haja pressão sobre os colegas em função de minha posição como presidente”, destacou.
O vereador Bessa (Solidariedade) informou que “o sentimento da maioria dos vereadores é de que assinem a CPI, mas eu vou aguardar esse posicionamento por parte da Prefeitura para que, aí sim, a gente possa colocar nossa assinatura”.