A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) definiu o calendário de atividades para as oitivas desta semana. Nesta quarta-feira (20), os deputados ouvem representantes do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem).
Segundo o presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT), a ideia é ouvir primeiro os órgãos de fiscalização e controle, na condição de convidados, e posteriormente a concessionária Amazonas Energia.
O Ipem é o órgão responsável pela fiscalização e controle de aparelhos metrológicos, dentre eles os medidores usados pela Amazonas Energia para definir o consumo de energia elétrica de cada unidade.
“Nós queremos saber o motivo do descaso da Amazonas Energia diante da geração e distribuição de energia para a população do Estado”, afirmou Sinésio. “Deixo claro que estamos atrás de soluções, mas precisamos investigar o porquê de tanto problema ligado a essa empresa”, completou.
Além do Ipem, a comissão também vai ouvir o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), nesta quinta-feira (21), e a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), na próxima terça-feira (26).
Membros suplentes
Além do calendário de oitivas, foram definidos os deputados estaduais que irão compor a CPI como membros suplentes. Os deputados Serafim Corrêa (PSB), João Luiz (Republicanos), Ricardo Nicolau (PSD), Wilker Barreto (Podemos) e Delegado Péricles (PSL) foram os indicados dos blocos partidários para a suplência.
A comissão tem como membros titulares os deputados Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV), Dermilson Chagas (Podemos), Cabo Maciel (PL) e Fausto Jr (MDB). O relatório da CPI ficou a cargo de Carlinhos Bessa.