A Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA) autorizou na manhã de hoje (16) a aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos, com o imunizante da Pfizer.
O anuncio foi feito após a avaliação técnica da agência, em pedido feito no mês de novembro para este público. A resolução com a autorização da Anvisa será publicada ainda hoje (16) no Diário Oficial da União, em edição extra, segundo gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.
As crianças serão imunizadas com um terço da dose do imunizante aplicados em adultos. “Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, explicou Mendes.
De acordo com a gerente geral de Monitoramento, Suzie Marie Gomes, as doses de vacinas para crianças é de um terço em relação à dose e à formulação aprovada anteriormente. Além disso a formulação pediátrica é diferente e não poderá fazer diluição da dose de adulto para a dose de criança. Além disso, a dose da vacina para crianças será diferente da utilizada para pessoas a partir de 12 anos. As cores dos frascos também vão ter cores distintas para evitar erros na aplicação.
Se a pessoa chegar a completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve completar o ciclo de imunização com a dose reduzida. Segundo a Anvisa, os riscos da vacinação infantil superam outros possíveis riscos. Não há votação, porquê o imunizante tem registro de uso definitivo no Brasil.
Ministério da Saúde ainda não manifestou data para a aplicação desse público.