O deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou uma proposta para reconhecer a Corrida de Casqueta ou Rabeta como uma modalidade esportiva criada no estado do Amazonas. No projeto de lei 15/2024, o qual consta no Serviço de Apoio ao Projeto Legislativo (SAPL) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o parlamentar objetiva que o reconhecimento estimule a interação entre os municípios, pescadores, equipes, donos de rabetas e a comunidade, além de fomentar o turismo nas regiões ribeirinhas.
D’Angelo pontua que a corrida é “um esporte genuinamente amazonense que está ganhando corpo em vários municípios do Estado do Amazonas, sendo realizado várias competições praticadas com as casquetas, pequenas embarcações que voam sobre as águas podendo atingir mais de 100 km/h”.
Os competidores não são atletas profissionais, mas ribeirinhos moradores de comunidades em municípios como Manacapuru, Iranduba, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Caapiranga, Manaquiri, dentre outros.
“Existem vários torneios, realizados há anos nos municípios do Estado do Amazonas, com o objetivo de promover um cartão de visitas de um futuro atrativo turístico aos municípios. Pelo exposto, dada a relevância da modalidade na promoção do esporte como um todo, bem como
suas consequências positivas, solicitamos o apoio dos nobres pares para a aprovação do presente Projeto de Lei”, conclui.