O novo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen) aponta crescimento do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Antes empatado tecnicamente com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), o atual chefe do Executivo manauara apareceu com 35,9% das intenções de voto contra 23,8% do parlamentar. Os pesquisadores entrevistaram 1 mil pessoas entre os dias 10 e 19 de junho. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-08938/2024.
Em comparação, o levantamento feito em maio mostrava David Almeida com 30,5% das intenções de voto contra 27,5% de Amom, empatando na margem de erro de 3,09% para mais ou para menos.
A maior novidade da pesquisa foi um derretimento do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), então consolidado no terceiro lugar com 10,9% das intenções de voto. Na pesquisa de junho, Alberto aparece com 6,1%, caindo para a quarta colocação. Por outro lado, o deputado estadual Roberto Cidade (União) saiu de 8,7% para 9,3%, ultrapassando Alberto Neto e chegando à terceira colocação.
Em quinto lugar aparece o ex-deputado Marcelo Ramos (PT), que oscilou negativamente de 5,3% para 5,2% das intenções de voto. Em seguida aparece a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo), que cresceu de 2,2% para 3,3%, ultrapassando o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), que caiu de 2,6% para 1,3% de intenções de voto.
O último colocado é Gilberto Vasconcelos (PSTU), pré-candidato novato, com 0,5%. Pré-candidata da federação PSOL/Rede, a advogada Natália Demes (PSOL) não foi incluída nesta pesquisa porque seu nome foi confirmado após a realização do levantamento.