O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirma que foi alvo de um ataque na internet por meio de manipulação de informações. Nessa quarta-feira (17), quem pesquisasse seu nome no buscador Google o veria como “ex-prefeito de Manaus”, embora ainda seja o chefe do executivo.
Almeida diz que o conteúdo foi criado por criminosos e que foi “um trabalho orquestrado, com uso de automação simultânea, impulsionou conteúdo difamatório”. Em nota enviada à imprensa, a prefeitura afirma que “a Procuradoria Geral do Município (PGM) já se prepara para adotar as medidas legais cabíveis, para identificar os autores que estão por trás da ação, assim como exigir da plataforma a remoção de resultados de buscas intencionalmente potencializadas”.
Não é a primeira vez que David Almeida enfrenta problemas na internet. Em dezembro de 2023, um áudio feito com inteligência artificial simulando a voz do prefeito foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais e em aplicativos de mensagem na cidade de Manaus. O conteúdo mostrava a voz falsa do prefeito atacando professores em meio à polêmica do não pagamento do abono do Fundeb aos servidores da educação.
O caso foi denunciado à Polícia Federal (PF) e teve repercussão nacional.