Informações dos bastidores apontam que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), escolheu seu ex-secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior (Avante), como seu candidato a vice na disputa pela reeleição em outubro deste ano. Com isso, o prefeito deverá concorrer com uma chapa puro-sangue, quando ambos os candidatos pertencem ao mesmo partido.
Além disso, a indicação não teria inviabilizado o apoio dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) à candidatura do prefeito. Nas últimas semanas, cogitou-se que ambos poderiam deixar a coligação de David Almeida se não pudessem indicar o vice, migrando para a chapa de Marcelo Ramos (PT). Ainda assim, os senadores devem caminhar ao lado do prefeito.
Renato Júnior é apontado como um dos principais articuladores de David Almeida junto aos vereadores da capital, além de comandar uma pasta com enorme capilaridade na periferia. Caso o prefeito o anuncie, ele sairá vitorioso de uma disputa que envolveu também a ex-secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e o ex-chefe da Casa Civil de Manaus, coronel William Dias, ambos do Avante.