O racha político entre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União), ficou ainda mais evidente nesta quarta-feira (8) com a publicação da exoneração da prima do deputado, Andrea Cunha Cidade, da administração municipal.
Andrea era secretária executiva municipal de meio ambiente, lotada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e foi exonerada, na terça-feira (7). O decreto de exoneração foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta.
Coincidentemente, Andrea Cidade exonerada no mesmo dia de inauguração da 1ª parte do Parque Municipal dos Bilhares, entregue ontem, pelo prefeito David Almeida e secretários.
David Almeida e Roberto Cidade disputam, nos bastidores, o apoio do governador Wilson Lima para as eleições em 2024. Enquanto David é virtual candidato à reeleição, Roberto Cidade colocou seu nome à disposição para disputar as eleições em nome do grupo político liderado pelo governador.
Publicamente, Wilson Lima tem afirmado que manterá o acordo firmado com David Almeida, ainda nas eleições em 2022, para apoiá-lo rumo à reeleição. Mas, nos bastidores, é claro o racha entre os dois chefes do Executivo.
Paralelo a este cenário, Roberto Cidade tem aparecido mais próximo do governador, em eventos e solenidades públicas, e disputado a atenção de Wilson Lima rumo às eleições.
Ele e David Almeida chegaram a trocar farpas públicas e, segundo interlocutores, não se falam e têm evitado encontros em eventos públicos.
Roberto Cidade chegou a alfinetar David Almeida, durante uma inauguração do Governo do Amazonas, ao lado de secretários estaduais, vereadores e do próprio governador Wilson Lima, ao dizer que “só pintar a Ponta Negra de vermelho não resolve os problemas de Manaus”.
Em resposta, no dia seguinte, David Almeida disse que quem estiver querendo tratar de política “está vagabundando”.