O prefeito David Almeida (Avante) defende a aglomeração nos pontos públicos de testagem de covid-19 em Manaus e surta com jornalista. Nesta quarta-feira, 19, a diretora do Radar Amazônico, Any Margareth, lembrou que há decretos proibindo aglomerações e o “menino do Morro”, visivelmente exaltado, disparou: “Para festa! Aqui está se tratando de saúde”.
Em um momento da resposta do político de segundo ano de mandato, a jornalista precisou solicitar que o prefeito “baixasse o tom”. Ainda assim, o ânimo inflamado de David Almeida não impediu a jornalista de questionar, “qual a diferença? Não se pega Covid aqui?”. Ao que o prefeito preferiu desconversar, “queria que você, com o seu aspecto informativo, fosse até as baladas que tem no Tarumã”. No fim, David Almeida é retirado do local da entrevista por assessores, mas surta e grita para a jornalista, “Agora, Eu quero te ver no pagode”.
Vereadores de Manaus
Nas redes sociais, o vereador Amom Mandel (sem partido) criticou as aglomerações nos postos de testagem. “Nossos postos de testagem, especialmente o que foi inaugurado hoje (19), no Vasco Vasques, estão aglomerando mais pessoas nas filas e podem acabar servindo para propagar a doença, o que é inadmissível”, opinou o vereador que também prestou solidariedade à jornalista.
Ao Manaus 360º, o líder do prefeito, vereador Marcelo Serafim (PSB) – que tem organizado filas dos postos de testagens – disse que os discursos críticos às aglomerações são políticos. “Infelizmente, estamos enfrentando uma guerra e alguns querem se aproveitar politicamente disso”, ele também acredita que é impossível exigir mais dos profissionais que estão atuando nos postos de testagem, mas deixou claro que isso não inclui David Almeida ou Shádia Fraxe. “Não falo do prefeito e nem da secretária [de Saúde de Manaus – Semsa], falo dos profissionais que estão lá no dia a dia”, completou.
Tom da gestão David Almeida
À frente do Poder Executivo de Manaus há pouco mais de um ano, esta não é a primeira e nem a segunda vez que David Almeida é ríspido com profissionais da imprensa. E essa característica do prefeito passou a ser imitada por outros agentes da Prefeitura de Manaus. Prova disso, foi o flagrante, registrado pelo Manaus 360º, no último dia 14 de janeiro, em que um funcionário da prefeitura ao dar uma orientação, por volta das 20h, no posto de testagem do Studio 5, mandou, gritando, que as pessoas calassem a boca.