Apesar dos esforços de David Almeida (Avante) para se aproximar do governo Lula (PT), o prefeito de Manaus não está na lista dos três prefeitos do Amazonas que participam de um encontro com o presidente da República na tarde desta sexta-feira (10), em Brasília (DF).
O encontro entre Lula e os prefeitos Clóvis Saldanha (PT), de São Gabriel da Cachoeira, José Claudenor Pontes (PT), de Urucurituba, e Andreson Cavalcante (União Brasil), de Autazes, foi articulado pelo deputado estadual Sinésio Campos, que preside o PT no Amazonas.
Com uma relação desgastada com o governador Wilson Lima (União Brasil), David tem dado declarações de que busca um contato mais próximo com o governo federal. Nas eleições, o prefeito da capital apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro (PT).
Em um evento da prefeitura, o chefe do Executivo chegou a agradecer Sinésio Campos, que, segundo ele, tentava marcar uma agenda com o presidente Lula. Acenos parecidos foram feitos recentemente ao senador Omar Aziz (PSD) e Saullo Viana (União Brasil).