David Reis (Avante) avança como principal candidato à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com apoio do prefeito David Almeida (Avante). Apesar disso, dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) apontam que Reis registrou 37 faltas justificadas em 2023, tornando-o o segundo mais ausente do Legislativo, atrás de Joelson Silva (Avante), que teve 41.
Conforme bastidores, Reis reforçou reuniões com vereadores, incluindo nomes da oposição, aproveitando a desarticulação do grupo oposicionista após a saída de Caio André (União Brasil), que não conseguiu se reeleger. A base governista, formada por partidos como PSD, Republicanos e MDB, tem sido peça-chave no fortalecimento de sua candidatura.
Posição de Wilson Lima
O governador Wilson Lima reafirmou que não terá papel direto na eleição da presidência da CMM, apesar de encontros recentes com vereadores de seu partido. “Não tem relação com a escolha do próximo presidente da Câmara de Manaus. Eu estou fazendo isso como faço todo fim de ano. Já reuni, por exemplo, com os deputados”, declarou à Revista Cenarium, na última quarta-feira, 18.
Lima reforçou a importância de manter sua base coesa. “Esse é o momento de agradecer a essas pessoas que têm alinhamento conosco. O União Brasil, por exemplo, tem uma quantidade significativa de vereadores lá na Câmara. Então, eu preciso entender qual será a nossa estratégia para o ano de 2025”, completou.
A votação para a presidência da Mesa Diretora está marcada para 1º de janeiro, após a posse no Teatro Amazonas. Além da presidência, serão definidos cargos como vice-presidências, secretário-geral, corregedor e ouvidor.