Após deixar o Democracia Cristã em maio, o ex-vereador e ex-deputado estadual Chico Preto foi anunciado como novo membro pelo Avante, partido liderado pelo prefeito de Manaus, David Almeida. A sigla há algum tempo se tornou um reduto de bolsonaristas, fazendo frente a partidos de gênero parecido, surfando na onda do conservadorismo no Brasil.
A tendência é de que Chico Preto seja o nome do partido na disputa por uma vaga no senado, tendo como rival Omar Aziz (PSD), que neste momento ocupa o posto e, por ter presidido a CPI da Covid, é visto como um inimigo pelos apoiadores do governo Bolsonaro. O ex-partido de Chico Preto, o Democrata Cristão, anunciou apoio a uma possível tentativa de reeleição de Omar Aziz, inclusive, esse foi um dos motivos para que Chico Preto deixasse o partido.
O Avante vai oficializar a filiação de Chico Preto num evento, marcado para a próxima quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Vale lembrar que Chico Preto foi um dos adversários de David Almeida na última eleição à Prefeitura de Manaus. Durante a campanha, ele chegou a ter a candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, que na época o considerou inelegível até 2025 por conta de um processo do TRE de 2017, referente à sua candidatura como vice ao governo do Estado, um ano antes. Chico só conseguiu o registro da candidatura dias antes do pleito.