O primeiro debate entre pré-candidatos à Prefeitura de Manaus está marcado para ocorrer no dia 12 de abril, às 10h da manhã. O auditório Rubi da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM) sediará o evento, que contará com a mediação da jornalista Cynthia Blink.
Ao portal RealTime1, a jornalista explicou que o debate contará com os seis candidatos de maior destaque nas pesquisas eleitorais até o dia 7 de abril, quando será realizado o convite oficial.
Outro critério será a “pacificação no partido”, ou seja, o candidato está definido pela sigla.
“Por exemplo, nós temos a Anne Moura. Ela pode até ir bem na pesquisa, mas se o PT não indicar que é a Anne [a candidata], porque o PT tem um monte de nomes, a gente não vai ter como convidar a Anne. Porque daí outra pessoa vai der ‘ué, por que chamou ela e não chamou Zé Ricardo?'”, disse.
O número de candidatos será limitado a seis vagas devido a questão de tempo. A previsão é de que o debate dure duas horas.
Especialistas e imprensa
O debate terá uma banca de jornalistas e um advogado para avaliar os pedidos de resposta. As jornalistas convidadas foram Ivânia Vieira e Mirna Feitoza, professoras do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O advogado será indicado pela Comissão Eleitoral da OAB.
Formato
O debate será dividido em três blocos: um de perguntas dos jornalistas, um de perguntas da audiência online e depois um bloco de perguntas entre os candidatos. Além disso, haverá perguntas por parte do Comitê de Combate à Corrupção.