A deputada estadual Débora Menezes (PL) se ausentou da sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para viajar ao Parlamento Europeu, localizado em Estrasburgo, na França. A parlamentar foi convidada pelo eurodeputado espanhol Herman Tertsch, membro do partido de extrema-direita VOX e filho do jornalista Ekkehard Tertsch, diplomata da Alemanha Nazista e um dos principais colaboradores de Josef Hans Lazar, chefe da propaganda nazista na Espanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Em suas redes, a deputada Débora Menezes afirma que foi ao Parlamento Europeu denunciar que o Brasil está sob uma ditadura totalitária. Nas imagens, ela aparece ao lado do deputado bolsonarista Gustavo Gayer, do PL de Goiás. Também participaram da comitiva os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS), Ricardo Salles (PL-RJ) e Bia Kicis (PL-DF).
Débora deverá ficar ausente pelos próximos dois dias. Segundo postagens da própria parlamentar, o grupo se esforça para que o Parlamento Europeu reconheça que o Brasil sob o governo de Lula (PT) não seja mais considerado uma democracia.