Um novo decreto do Governo do Amazonas passa a valer de segunda-feira (22) até domingo (28), anunciou o governador Wilson Lima (PSC). Nesse período, as lojas em geral vão abrir das 9h às 15h, de segunda à sábado. Além disso, os shoppings passam a receber o público das 10h às 16h.
Mas, há regras, como o uso das máscaras, a disponibilização do álcool em gel e a capacidade máxima de 50% de ocupação das lojas. O que não muda é o horário do toque de recolher, das 19h até às 6h. A seguir, confira mais novidades do decreto:
- Lojas em geral podem abrir de 9h às 15h, de segunda à sábado. Delivery de 8h às 17h e Drive Thru de 8h às 16h;
- Supermercado mantém o horário de funcionamento em vigor, mas, agora, fica autorizada a vendas de produtos de outros departamentos, além dos alimentícios;
- Shopping funcionarão de 10h às 16h de segunda-feira à sábado. Delivery de 8h às 17h. Drive Thru de 10 às 17h. E a praça de alimentação segue o mesmo funcionamento dos restaurantes;
- Restaurantes podem funcionar das 6h às 16h, de segunda-feira à sábado. Com 50% da ocupação máxima. Drive Thru até 18h. Delivery até 22h;
- Escolas e universidades pode funcionar a parte administrativa, com 50% da capacidade de ocupação, e por agendamento.
- Marinas podem fazer construções preventivas e de manutenção;
- Construção civil, obras de manutenção e reformas em residências estão permitidas.
A transmissão da covid-19 reduziu no Amazonas
Segundo Cristiano Fernandes, diretor técnico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a taxa de transmissão da covid-19 caiu de 1.3 para 0.95, no Amazonas. Ou seja, “antes, 100 pessoas com vírus infectavam outras 130 pessoas. Agora, 100 pessoas transmitem para 95”, como esclareceu o govenador. Assim, o Amazonas sai do 1º para 22º no ranking de transmissibilidade no Brasil.
Ainda assim, Fernandes alertou que é preciso manter os cuidados adotados até aqui. E ele acrescentou: “O comportamento da doença vai depender do comportamento da população”.
O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (19), em uma live transmitida nas redes sociais do Governo do Amazonas. Na live, o governador Wilson Lima anunciou que o decreto pode ser revogado a qualquer tempo, caso se entenda que é o melhor caminho.