O deputado Delegado Péricles (PSL) propôs dar o Título de Cidadão do Amazonas ao atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Apesar disso, no documento da proposta não há qualquer relação entre Bolsonaro e o Amazonas. Ou seja, na “Justificativa” existe um resumo da biografia do chefe do executivo e só. Ainda assim, a matéria caminhou na Casa Legislativa com pedido de urgência e os deputados a aprovaram com o voto contrário do deputado Serafim Corrêa (PSB). Agora, vai à sansão do governador Wilson Lima (PSC).
À imprensa, Péricles tentou esclarecer o motivo pelo qual fez a proposta. Segundo o deputado, o Título de Cidadão do Amazonas premia a atuação do Governo Federal no Amazonas durante a pandemia. “Os repasses que o Governo Federal têm feito aos municípios do interior e capital são inquestionáveis.”, disse o deputado do antigo partido de Bolsonaro.
Além disso, Péricles ressaltou que o Amazonas recebe as vacinas da gestão do presidente. “O Estado tem continuamente recebido vacinas para a população […]”. Outro fator positivo que Péricles credita ao presidente está ligado à indústria do Amazonas. “O faturamento do Polo Industrial saltou de R$79,2 bilhões em 2015 para R$119,68bi em 2020. O movimento positivo do Governo Federal precisa ser reconhecido”, explicou o deputado.
Reincidente
Entretanto, não é a primeira vez que Jair Bolsonaro ganha um título da Assembleia Legislativa do Amazonas. Em 2015, Platiny Soares propôs conceder à ele a Título de Honra ao Mérito. E a Casa aprovou. Nessa época, Bolsonaro frequentava programas de TV e não economizava na hora de expor uma discriminação. Assim, ficou conhecido pela “sinceridade”. Isso porque, sem qualquer constrangimento, ele falava frases de cunho homofóbico, racista e sexista em rede nacional.
Mas, a onda do “novo” ainda começava a se desenhar naquele período. Agora, o apoio a Bolsonaro não está no seu melhor momento e o presidente se vê fragilizado em outro parlamento, o Congresso Nacional. Diferentemente da Assembleia do Amazonas, o Senado e a Câmara Federal estão às vésperas de por em ação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Com isso, querem investigar se houve ou não omissão por parte do Governo Federal durante a pandemia do novo coronavírus.