O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), aposta em uma reunião entre a prefeitura e os profissionais do transporte executivo para reverter a imagem negativa da CMM após a aprovação do projeto de lei que integra ônibus executivos e alternativos ao sistema de transporte coletivo.
Aprovado na segunda-feira (6), o PL de autoria da própria prefeitura também permite que os motoristas de ônibus atuem como cobrador e retira a proibição de veículos com mais de 10 anos no transporte público. São os chamados jabutis, que no jargão político representam as propostas escondidas dentro de um projeto.
A repercussão da aprovação do PL 150/2022, com voto contrário de 11 vereadores, não foi positiva. Na terça-feira (7), um grupo de trabalhadores do transporte executivo foi à Câmara protestar contra o projeto da prefeitura.
David Reis recebeu uma comissão formada por seis representantes da categoria e confirmou uma reunião com o prefeito David Almeida (Avante). A reunião foi notícia na comunicação oficial da CMM, o que indica uma tentativa de reverter o desgaste à imagem da Câmara.
Votaram contra o projeto os vereadores Rodrigo Guedes (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos), Jaildo Oliveira (PCdoB), Sassá (PT), William Alemão (Cidadania), Raiff Matos (DC), Dione Carvalho (Patriota), Kennedy Marques (PMN), Ivo Neto (Patriota) e João Carlos (Republicanos).