O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou a transferência de 13 integrantes de facções criminosas que estão em presídios estaduais do Amazonas serão transferidos para penitenciárias federais. medida é para prevenir o agravamento da crise de segurança pública envolvendo disputa entre facções nos presídios do estado.
“Com isso, se intensifica a colaboração do governo federal com o enfrentamento dessa crise no sistema penitenciário e na segurança pública e a prevenção de uma crise mais aguda na segurança pública do estado do Amazonas”, disse
Na última semana, foi realizada uma vistoria geral nos presídios do estado após a morte de um detento dentro do Instituto Penal Antônio Trindade. Houve ainda a suspensão das visitas presenciais em todas as unidades prisionais de Manaus.
Governo não se manifesta
Até a publicação desta matéria, o governador Wilson Lima (União), o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) e o secretário de segurança pública, general Mansur, não se pronunciaram sobre o assunto.
As redes sociais oficiais do governo estadual e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também não fizeram postagens referentes à fala de Flávio Dino.
Contudo, nos bastidores é dito que foi o próprio governo do Amazonas que pediu ao Ministério da Justiça a transferência dos presidiários.
Violência
O estado do Amazonas foi considerado o terceiro mais violento do Brasil em 2022, segundo o Anuário de Segurança Pública. A cidade de Manaus figura na 23ª posição entre as 50 cidades mais violentas do país, com taxa de 53,4 mortes a cada 100 mil habitantes.