Por devolução ou remoção, o Título de Cidadão do Amazonas de Durango Duarte está em risco. Isso porque o fundador da empresa Perspectiva Mercado e Opinião disse que se a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) fechasse isso não faria diferença para a sociedade. Essa afirmação fez o deputado Fausto Junior (MDB) propor a remoção do título dado pela Casa Legislativa ao publicitário.
Além de remover o título, o deputado do MDB propôs urgência na tramitação. “Faltou-lhe seriedade e respeito aos representantes do Amazonas”, comentou o deputado ao pedir a retirada da honraria. Entretanto, Durango Duarte também reagiu e enviou à Assembleia um documento, de quatro páginas, devolvendo o título.
No texto de devolução do título, Durango defende que a liberdade de expressão dele foi ferida diante dessa “punição”. “Manifesto a livre intenção de devolver a referida condecoração, já que não mais me sinto homenageado em comparação com outros cidadãos que receberam a mesma homenagem”, diz em um trecho do documento. Ele diz também que se sente amazonense pelo que realizou no Estado, o que inclui a formação da família dele.
Agora, Segundo o deputado Fausto Junior, cabe à Procuradoria da Assembleia analisar se passa a valer a devolução do título ou se os parlamentares vão seguir com a votação da remoção. No segundo caso, a previsão é que ainda esta semana os deputados definam se o Título de Cidadão do Amazonas será ou não retirado de Durango Duarte.