Apoiada na imagem do ex-presidente Lula (PT), o senador Eduardo Braga (MDB) oficializou sua candidatura ao governo do Amazonas durante a convenção eleitoral do MDB. O evento aconteceu nesta sexta-feira (05), dia limite para a realização das convenções, em uma casa de shows da Zona Oeste de Manaus.
Marcado para as 9h da manhã, o evento começou com mais de 90 minutos de atraso, por volta das 10h40. Este tempo foi o suficiente para que militantes dos partidos que formam a coligação (MDB-PT-PCdoB-PV-PSD) lotassem o espaço, principalmente com caravanas de apoiadores vindos de municípios da região metropolitana.
‘Lula lá’
Imagem de Lula foi explorada
Aos poucos, bandeiras partidárias tomaram conta do horizonte do espaço, que foi decorada com imagens de Lula ao lado de Eduardo Braga e balões nas cores vermelho, azul e branco. O nome de Lula também foi constantemente citado nos discursos de todos os que passaram pelo palco da convenção.
O ex-presidente chegou a participar do evento pela exibição de um vídeo gravado, que foi recebido por fortes aplausos do público presente na convenção. No vídeo, de cerca de 2 minutos, Lula lembra realizações do governo Braga que contaram com apoio do governo petista.
“Nós precisamos recuperar a capacidade de crescimento e desenvolvimento do estado do Amazonas, inclusiva mantendo a Zona Franca de Manaus intacta, sem que ninguém meta o bedelho nela”, defendeu o pré-candidato ao Planalto.
O petista também prometeu realizar uma visita ao Amazonas para dialogar com lideranças indígenas, ambientalistas, empresários e com a classe média. Apesar do vídeo, a data para a visita de Lula não foi anunciada.
‘Frente ampla’
Eduardo Braga chegou ao palco do evento ao lado do candidato à reeleição ao Senado Omar Aziz (PSD) e da candidata a vice, Anne Moura (PT). Logo em seguida, subiram ao palco Vanessa Grazziontin (PCdoB), pré-candidata à Câmara dos Deputados, e Eron Bezerra, presidente do PCdoB no Amazonas.
Mais tarde, o candidato à reeleição na Assembleia Legislativa e presidente do PT-AM Sinésio Campos também subiu ao palco ao lado da vereadora de Itacoatiara Cheila Moreira, candidata a suplência de Omar Aziz.
Os prefeitos Beto D’Ângelo (MDB), de Manacapuru; Adenilson Reis (MDB), de Nova Olinda do Norte; Jair Souto (MDB), de Manaquiri; e Bi Garcia (União Brasil), de Parintins, também marcaram presença e demonstraram apoio à candidatura de Braga.
‘É preciso ter força’
Em cerca de 15 minutos de discurso, Eduardo Braga agradeceu ao ex-presidente Lula e disse que, se eleito, a prioridade de seu governo será o combate à fome. “Eu olhei pro lado e não vi um governo que tenha um projeto para enfrentar a fome que está batendo na porta das pessoas, o desemprego e a falta de oportunidade”, disse Braga.
O senador também fez menção ao ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que concorre ao governo nesta eleição. “Eu tive minha vida pública estimulada por um companheiro que eu quero muito bem, que é o Amazonino, que fez muito pelo Amazonas, prestou um grande serviço, mas […] é preciso ter força, é preciso ter articulação, é preciso ter projeto”, cutucou.
Braga aproveitou para apresentar a candidata a vice-governadora de sua chapa, a diretora nacional de Mulheres do PT Anne Moura. O nome da enfermeira, que faz parte do diretório nacional petista, conta com o apoio da presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann.
Candidato a um terceiro mandato, Eduardo Braga lembrou da pandemia da Covid-19 e prometeu construir dois novos hospitais em Manaus (um na Zona Norte e outro na Zona Leste) e melhorar a estrutura de hospitais no interior do estado.