O vereador Elan Alencar (DC) afirmou, na sessão desta segunda-feira (6), que irá propor a criação de uma Frente Parlamentar Climática na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A decisão ocorreu após uma visita do parlamentar ao bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Sul de Manaus. O vereador relatou que não conseguia ver o Encontro das Águas devido à nuvem de fumaça que paira sobre a capital há muitos dias.
Elan Alencar afirmou que a frente parlamentar buscará propor “ações integradas” contra os problemas do clima, bem como com “tanto mimimi, tanta conversa furada, tanta gente atrás de solução, colocando responsabilidades, às vezes cabíveis e às vezes descabíveis, a todos os políticos da nossa capital”.
O vereador relatou que a fumaça advém das queimadas ocorridas principalmente no sul do estado do Amazonas. Com a frente parlamentar, os vereadores buscarão “nos próximos anos, trabalhar de forma preventiva, sobretudo com a qualidade do ar, que é um problema de saúde pública; em relação às queimadas, monitoramento do desmatamento próximo à cidade de Manaus e inclusive aqui dentro do nosso estado, no estado do Pará; integração com o governo federal e o governo do estado e também aparelhamento para a Semmas poder atuar nesse trabalho”.
Semmas é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da capital. Nas redes sociais, a fala do vereador foi criticada devido ao atraso na proposta. O estado do Amazonas e a região metropolitana de Manaus tem sofrido com o forte calor e nuvens de fumaça.