O governador Wilson Lima (União Brasil) ainda busca salvar a Zona Franca de Manaus (ZFM) por meio do diálogo com o presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Apesar disso, o chefe do Poder Executivo do Amazonas não recuou da medida judicial e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o decreto que reduz o IPI e o preconceito à competitividade do modelo econômico continua tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).
O encontro entre Wilson Lima e Jair Bolsonaro aconteceu na última quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília. “A gente está tratando de uma matéria que é eminentemente econômica e aí o presidente, quando editou essa questão do IPI, ele julgou no Brasil como um todo. […] E a nossa vinda aqui a Brasília tem sido para sensibilizar o presidente e principalmente o Ministério da Economia”, disse o governador.
“É um benefício a mais para Manaus, que é uma área estratégica, a garantia da nossa soberania passa pela Zona Franca de Manaus e jamais nós vamos querer que isso seja ameaçado”, disse Jair Bolsonaro, que define decretos prejudiciais à ZFM.
A manutenção das vantagens da ZFM não permite, como manter também a manutenção do polo para manter investimentos de 100 mil empregos rentáveis.