A primeira parte do Carnaval de Manaus se encerrou nesta segunda-feira (5) com a vitória das escolas de samba Meninos Levados, Sem Compromisso e Mocidade Independente de Aparecida nos grupos de acesso B, A e no grupo especial, respectivamente. A grande campeã desfilou com o tema ‘ O Madeira é testemunha. A floresta, o berço, luta, suor e união para a eternidade’, em homenagem à família Cidade, da qual fazem parte o deputado estadual Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e o ex-deputado Orlando Cidade, tio do anterior.
Contudo, não foi somente a verde e branca que incluiu um membro da política em seu enredo. No grupo de acesso A, seis escolas de samba desfilaram com homenagens a figuras políticas. A campeã Sem Compromisso – que retorna ao grupo especial depois de cinco anos – homenageou o jornalista Oswaldo Lopes, presidente do sistema de Rádio e Televisão Encontro das Águas, ligado ao governo do Amazonas, comandado atualmente por Wilson Lima (União).
A segunda colocada do grupo foi a Acadêmicos da Cidade Alta com o tema ‘Gigante pela própria natureza, Abdala Fraxe, o grito de um índio macuxi ecoa nas terras de Ajuricaba, pelo povo da floresta’, em homenagem ao deputado estadual Abdala Fraxe (Avante). A terceira colocada foi a escola de samba Império do Havaí com o tema ‘Gigante – você é do tamanho dos seus sonhos’, homenageando o vereador Ivo Neto (PMB).
A quinta colocada foi a Mocidade Independente do Coroado com homenagem a Anne Moura, secretária nacional de mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) e candidata a vice-governadora na chapa do senador Eduardo Braga (MDB) nas eleições de 2022.
A penúltima colocada foi a Unidos da Cidade Nova, a qual desfilou com tema ‘Com as bênçãos de São Jorge em dias de festa e arraiá a família Batista vai passar’, uma homenagem à família Batista, fundadores da Ciranda da Cidade Nova. A filha, Ana Lívia Batista, foi candidata à vereadora pelo PT em 2012.
No grupo de acesso B, somente uma escola homenageou alguém relacionado com a política: a Mocidade da Raiz, com uma homenagem ao Coronel Lima Júnior, candidato derrotado a deputado em 2022 pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).