O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou apoio aos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) na disputa pelo Governo do Amazonas em 2026. “Somos aliados. Temos compromisso e alinhamento político. Certamente, eu, Omar e Braga vamos estar juntos em 2026”, afirmou.
Após intensas especulações, Almeida também respondeu aos rumores sobre uma possível candidatura ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026. Durante entrevista ao SIM&NÃO, coluna de política do Portal A Crítica, o chefe do Executivo Municipal afirmou que continuará à frente da administração em questão e que não pretende disputar o cargo de governador.
Ainda conforme publicação do SIM&NÃO, na última quarta-feira, 22/01, o prefeito teria se reunido com o senador Omar Aziz em sua residência para discutir, entre outros assuntos, projetos de infraestrutura na capital amazonense. O encontro também teria contado com a participação do vice-prefeito Renato Júnior.
Antes apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), David Almeida mudou de rota política ao se aproximar dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz. Reconhecidos por sua forte interlocução com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os parlamentares caminharam ao lado de Almeida nas articulações políticas locais.
A articulação entre Braga, Aziz e Almeida por pouco não resultou em um vice-prefeito diferente de Renato Júnior (Avante) na chapa puro-sangue para as eleições municipais. Renato Júnior, também secretário de Infraestrutura, foi oficializado como vice de Almeida no início de agosto de 2024. A decisão ocorreu após os senadores abrirem mão da indicação de outro nome, respeitando a insistência do prefeito em emplacar um aliado de longa data e correligionário na posição.