Em evento no Teatro Amazonas, o governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou, nesta sexta-feira (11), o retorno do Festival Folclórico de Parintins, que deve acontecer nos dias 24, 25 e 26 de junho, o tradicional último fim de semana do mês junino.
A última vez que Garantido e Caprichoso se enfrentaram oficialmente na arena do Bumbódromo foi nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2019, quando o boi vermelho e branco se sagrou vencedor. Com a pandemia da Covid-19, o duelo não aconteceu em 2020 e em 2021.
Ao lado dos presidentes dos bumbás parintinenses, Wilson Lima ressaltou que o evento será seguro e atenderá todas as medidas sanitárias contra a Covid-19. O governador também pontuou que a realização do Festival é importante para movimentar a economia do município.
Para as apresentações deste ano na arena do Bumbódromo, os bois de Parintins vão contar com R$ 10 milhões de patrocínio do governo estadual, além do apoio de empresas privadas que também patrocinam o evento.
Wilson Lima também adiantou que deve anunciar em breve a ampliação da Bumbódromo, a segunda desde que a arena foi inaugurada, em 1988. A primeira ampliação aconteceu em 2013, ano em que os bumbás festejavam seus respectivos centenários.
O Festival Folclórico, que em 2022 chega a sua 55ª edição, é uma realização da prefeitura de Parintins. Segundo o governador, não há mais ingressos para a festa, uma vez que ingressos comprados para as edições de 2020 e 2021 seguem valendo para o evento deste ano.
Sem restrições
Ainda nesta sexta-feira (11), o governador decidiu liberar eventos sem restrição de horário e de ocupação, inclusive eventos esportivos em estádios, mas com apresentação de comprovante vacinal. Além disso, um decreto vai recomendar às prefeituras que autorizem a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos.
O anúncio das medidas acontece após o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), aliado de primeira hora do governador, adiantar que o uso de máscaras deixará de ser obrigatório na capital a partir da quarta-feira (16).
O decreto com a recomendação será assinado hoje por Wilson Lima e entra em vigor assim que publicado no Diário Oficial. Segundo o governador, a recomendação será para que pessoas acima de 60 anos mantenham o uso de máscaras.