O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que bateu o pé contra a não obrigatoriedade do uso de máscaras recomendada pelo governo do Amazonas, apareceu na mega aglomeração promovida pelo partido no evento de filiação do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis (ex-PL).
Em diversas fotos, publicadas nas redes sociais, Almeida aparece sem máscara e cercado por várias pessoas, incluindo políticos. A estimativa do próprio Avante é de que o ato tenha reunido cerca de 3 mil pessoas.
Bastante valorizado nas redes sociais, o evento realizado pelo Avante aconteceu em um clube da zona Oeste de Manaus e teve a participação de lideranças políticas, entre elas o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), o titular da Semed, Pauderney Avelino (União Brasil), os vereadores Marcel Alexandre (Podemos) e Lissandro Breval (Avante), entre outros.
Descuido
As fotos, postadas pelo próprio partido, mostram que não houve preocupação com distanciamento ou qualquer outra medida de prevenção à proliferação do coronavírus, mesmo com a presença de pessoas que fazem parte de grupos de risco, como idosos e obesos.
Uso de máscaras
Na última quarta-feira (23), o governador Wilson Lima (União Brasil) tornou não obrigatório o uso de máscaras em locais abertos e fechados em todo o Amazonas. Antes, a não obrigação era válida apenas para lugares abertos.
No mesmo dia, David Almeida decidiu contrariar o aliado e anunciou a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados na capital. A ideia, segundo o prefeito, seria analisar o cenário epidemiológico consequente da liberação para ambientes abertos.