Uma nuvem de fumaça tomou conta da cidade de Manaus durante a madrugada desta quinta-feira (5). O índice de qualidade do ar caiu vertiginosamente, especialmente na zona Sul da capital. Vereadores e deputados federais se pronunciaram sobre a situação e cobraram ações do poder público.
Em suas redes, o vereador Rodrigo Guedes destacou a péssima qualidade do ar e pediu combate urgente aos incêndios.
Zona Sul de Manaus é a que tem a pior qualidade do ar
Segundo lugar com pior qualidade do ar: zona Centro Sul de Manaus
Manaus encoberta por fumaça novamente! Precisamos de combate aos incêndios urgente! pic.twitter.com/YLMkITFyc4
— RodrigoGuedesAm (@RodrigoGuedesam) October 5, 2023
O vereador também criticou a Polícia Federal e o Ibama por queimarem dragas de garimpo ilegal nas proximidades da cidade em meio ao problema da qualidade do ar na capital amazonense.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) criticou o governo federal pela demora no envio de reforços e insumos ao estado do Amazonas. Em entrevista, o parlamentar relatou que o Ministério do Meio Ambiente levaria uma semana para mandar novas forças de segurança.
“Enquanto os ofícios não saem, a população sofre. Vamos continuar cobrando, de forma incisiva, ações que coloquem em prática os discursos sobre a proteção da Amazônia”, escreveu.
No início desta noite, o deputado também criticou o subsecretário municipal de Administração, Júnior Nunes, após ele afirmar que as árvores plantadas por Amom na campanha eleitoral morreram.
“Além de não fazerem nada para resolver o problema da fumaça na cidade, a prefeitura [de Manaus] mandou o subsecretário de administração como garoto de recados para falar das árvores que nós plantamos. Já fizemos o trabalho deles uma vez e vamos fazer de novo. As árvores que morreram foi porque eles não fizeram o trabalho de mandar o caminhão-pipa”, disse.
O prefeito David Almeida não se pronunciou sobre o problema da fumaça nesta quinta-feira.
Resolução
Na manhã de hoje, a direção do Ibama no estado do Amazonas divulgou que extinguiu a origem da queimada no município de Iranduba que estava jogando fumaça para a cidade de Manaus.
O órgão também pontuou que as operações do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PrevFogo) ficará no local até extinguir totalmente os focos de incêndio.