Seis dos sete candidatos ao governo do Amazonas participaram do primeiro debate eleitoral de 2022, realizado pela TV Band Amazonas na noite deste domingo (07). O governador Wilson Lima (União Brasil), candidato à reeleição, não compareceu ao embate público.
Com duração de cerca de 2h30, o debate foi marcado por frases prontas e alfinetadas entre os candidatos, sem propostas concretas apresentadas ao eleitor. O clima foi amistoso entre Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB), que não trocaram farpas entre si.
Saúde, segurança pública e ZFM
Já o ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos), cassado em 2017, foi o responsável por fazer críticas a Amazonino e Braga, que já foram governadores em mandatos anteriores. Também participaram do debate o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), Carol Braz (PDT) e Israel Tuyuka (Psol).
Sem Wilson, poucas críticas foram feitas nominalmente à atual gestão estadual. No geral, temas como saúde e segurança pública dominaram o debate, além da Zona Franca de Manaus (ZFM), alvo de decretos federais prejudiciais ao modelo econômico. Educação, empreendedorismo e questões ambientais também apareceram durante as perguntas realizadas por jornalistas e empresários locais.