O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), apresentou na última quinta-feira (26/09) o Relatório de Gestão Fiscal referente ao segundo quadrimestre de 2024. A audiência pública ocorreu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e foi organizada pela Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo deputado estadual Adjuto Afonso.
Durante a apresentação, o secretário da Fazenda, Alex del Giglio, destacou o desempenho fiscal do estado. Segundo o relatório, o Amazonas ocupou a quarta posição em solidez fiscal no ranking de competitividade dos estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública. A Secretaria do Tesouro Nacional também atestou a situação fiscal do estado.
No encontro, Giglio mencionou o aumento nas despesas operacionais e os investimentos em infraestrutura, que somam R$ 1,14 bilhão neste ano. Apesar do incremento nos gastos de custeio, o secretário defendeu a importância dessas despesas para o funcionamento da administração pública e o impacto positivo que as obras de infraestrutura têm gerado para o desenvolvimento econômico local e a melhoria da qualidade de vida da população.