Antes mesmo de ameaçar virar candidato ao governo do Amazonas, a imagem de David Almeida (Avante) ganhou as principais avenidas de Manaus com uma nova propaganda do prefeito. O Manaus 360º flagrou, a peça publicitária – feita por empresas parceiras da prefeitura de Manaus – que reforçam a popularidade de Almeida na capital do Amazonas, popularidade essa verificada por institutos cujos os donos tem ligações com a prefeitura de Manaus.
Em três telas, a peça reforça que a David Almeida tem “80% de aprovação da população manauara”, classificando-o como “prefeito do povo” e finaliza com o slogan “o trabalho não para”.
A taxa de aprovação é referente a duas pesquisas dos institutos Diário de Pesquisa (IDP) e Real Time Big Data, em fevereiro de 2022 e setembro de 2021, respectivamente. Os institutos usados como base para a propaganda têm ligação com empresas que recebem verbas da prefeitura.
Popularidade segundo institutos IDP e Big Data
A propaganda veiculada nos painéis de LED faz referência a duas pesquisas dos institutos Diário de Pesquisa (IDP) e Real Time Big Data. O IDP, ligado ao grupo Diário do Amazonas, do empresário Cyro Anunciação, que mantém diversos contratos com a gestão pública.
Com a prefeitura, as empresas de Cyro Anunciação recebem verbas da secretaria de comunicação (Semcom) pela assinatura do periódico ‘Diário do Amazonas’ e pela veiculação de publicidade institucional.
Em fevereiro de 2021, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) renovou contrato com a TV Diário para a operação da Rádio Câmara por R$ 2,6 milhões. A empresa também tem contrato com Assembleia Legislativa e já foi alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
Já o Real Time Big Data faz pesquisas vinculadas ao grupo Record, encomendadas pela Record TV Manaus. O canal do grupo paulista é uma das empresas que mais recebe verbas de publicidade da prefeitura de Manaus, segundo dados do Portal da Transparência.
Empresa veicula campanhas institucionais
No caso do painel fotografado pela reportagem do Manaus 360°, na avenida Torquato Tapajós, o equipamento pertence à empresa Via Direta Marketing e Publicidade Eireli, que mantém contrato para a veiculação de propagandas institucionais da prefeitura. A empresa é de propriedade do empresário Ruy Wanderley Tiradentes.
A veiculação de propagandas institucionais em veículos de comunicação, outdoors e painéis de LED é feito pela agência Digital Comunicação, de propriedade do empresário Antônio Lima Jr. É a Digital que contrata e paga pela veiculação de peças da prefeitura.
O Manaus 360° questionou a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), responsável pela comunicação institucional da prefeitura, se houve participação da gestão pública na produção ou na veiculação da propaganda, mas não recebemos respostas até o fechamento deste material.
Promoção pessoal
Na avaliação de advogadas ouvidas pelo Manaus 360°, caso a produção ou a veiculação da peça publicitária tenha sido financiada pela prefeitura, a ação pode ser caracterizada como promoção pessoal, que é o uso indevido da máquina pública para se autopromover.
Adriana Bonjour, advogada com atuação em marketing político, lembra que um dos princípios da administração pública, segundo a Constituição, é o princípio da impessoalidade. “As realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas sim à pessoa jurídica estatal, neste caso, à prefeitura”, explica.
Na avaliação dela, caso a promoção pessoal fique configurada, o caso pode ser enquadrado como improbidade administrativa e julgado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) ou encaminhado pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
‘Prefeito do povo’
Não é a primeira vez que David Almeida é chamado de “prefeito do povo”. No início de fevereiro, no dia do aniversário de Almeida, um vídeo publicado em suas redes oficiais trazia o título “Feliz aniversário, prefeito do povo”.
Da mesma forma, em setembro de 2021, o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante) usou a tribuna da casa legislativa para chamar David Almeida de “prefeito do povo”. Em seguida, na mesma sessão, ao menos outros 11 vereadores concordaram e fizeram elogios ao chefe do executivo.
“Esse rótulo cabe a ele. Sua origem humilde, de menino nascido no Morro da Liberdade, que sempre trabalhou para ajudar no sustento da casa, por si só, já seria suficiente para lhe garantir o título, mas não bastasse isso, tem sido um prefeito que trabalha dia e noite para fazer da cidade de Manaus um lugar mais bonito e melhor para viver, possibilitando uma melhor qualidade de vida a todos”, afirmou.