Os membros do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados virão a Manaus no próximo dia 14 de abril. Na capital, os parlamentares visitarão empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Para o deputado Sidney Leite (PSD), que é membro do GT e autor do requerimento para visita à ZFM, o Congresso não pode discutir a Reforma Tributária sem levar em consideração o modelo econômico do Amazonas.
“O modelo Zona Franca é reconhecidamente bem-sucedido, inclusive fora do Brasil. Sem contar que a sua existência garante 97% da cobertura vegetal do Amazonas, estado que abriga a maior porção da Amazônia brasileira. Não temos como discutir reforma tributária sem olhar para a Zona Franca”, destacou o deputado.
A Zona Franca pode ser um dos modelos mais afetados pelas propostas que tramitam no Congresso Federal e que fará mudanças no regime tributário brasileiro e pode incluir, entre outras medidas, a extinção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que representa uma das principais vantagens comparativas da ZFM frente aos outros estados.