O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) lançou na última terça-feira (16) a sua candidatura ao cargo de deputado federal. Ao comentar sobre a disputa, o parlamentar afirmou que não irá usar recursos do fundo eleitoral para custear sua campanha política.
“Estou abrindo mão de recurso que poderia chegar até a um milhão de reais. Isso poderia decidir minha eleição mas após os deputados e senadores triplicarem o valor, decidi que não posso compactuar com isso. Usarei recursos próprios e de apoiadores para custear a minha campanha eleitoral”, declarou o vereador.
O fundo eleitoral é alimentado com dinheiro arrecadado dos impostos pelo governo federal e distribuído aos partidos políticos para financiar campanhas eleitorais. Este ano, o montante é de R$ 4,9 bilhões que deve ser dividido entre os 32 partidos políticos.
Vereador de primeiro mandato, Rodrigo Guedes já foi subsecretário de Juventude, Esporte e Lazer da prefeitura de Manaus (2010-2016 e 2017-2018) e coordenador do Procon Manaus (2018-2020).