Entre os 10 projetos votados na sessão parlamentar desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados estaduais concederam quatro medalhas Ruy Araújo e um título de Cidadão Amazonense.
As honrarias foram concedidas ao ex-presidente da Moto Honda da Amazônia Issao Mizoguchi, representantes do governo Wilson Lima, ao diretor de operações da companhia aérea Latam, Geraldo Costa de Menezes e ao pastor Alessandro Paschoal.
Os deputados também aprovaram um projeto de lei que considera o Instituto Gerando Vencedores (IGV) uma instituição de utilidade pública. Com isso, o IGV poderá receber recursos do poder público, inclusive através de emendas parlamentares.
Quórum mínimo
Presidida pelo terceiro secretário da mesa diretora, deputado Fausto Jr (MDB), a sessão começou por volta das 9h30 e durou pouco mais de uma hora. Por mais de uma vez, o parlamentar pediu para que os colegas de parlamento registrassem presença, mesmo que de forma virtual.
Segundo o regimento interno da Assembleia, é necessário um número mínimo de 13 deputados (maioria simples dos parlamentares) para iniciar a ordem do dia, quando são votados os projetos em pauta. Esse número mínimo é o que se chama de quórum na linguagem legislativa.
O quórum mínimo de 13 deputados para o início da ordem do dia só foi atingido por volta das 10h, quando Fausto Jr fez um apelo para que todos os deputados permanecessem na sessão e, assim, fosse possível votar os projetos da pauta do dia.
Cidadão do Amazonas
O título de Cidadão do Amazonas foi concedido ao executivo brasileiro Issao Mizoguchi, ex-presidente da Moto Honda da Amazônia e primeiro brasileiro a assumir o cargo de diretor de operações da montadora na América do Sul.
A honraria foi proposta pelo deputado Serafim Corrêa (PSB). Segundo ele, o executivo “implantou diversos projetos fabris e de produtos, articulou a vinda de fornecedores para Manaus”, além de implantar diretrizes de de apoio às comunidade locais.
Medalhas Ruy Araújo
Já as medalhas Ruy Araújo, maior honraria concedida pela Aleam, serão entregues ao professor José Augusto de Melo Neto, diretor-presidente do Cetam; ao secretário de saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad; ao aeronauta Geraldo Costa de Meneses, diretor de operações da Latam; e o pastor mineiro Alessandro Paschoal, bispo da Igreja Universal.
A concessão das medalhas aos governistas foi proposta pelos deputados Dr. Gomes (PSC), com voto contrário de Wilker Barreto (sem partido). Barreto também foi o autor da resolução que concedeu a medalha ao diretor da Latam. Já o deputado João Luiz (Republicanos), que também é pastor da Igreja Universal, foi o responsável pela concessão da honraria ao colega religioso.