O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou um adendo ao relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) pedindo a inclusão do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), na lista de indiciamentos propostos pela CPI da Pandemia.
Segundo o senador, “é inaceitável que o relatório final não peça a punição de nenhum dos responsáveis pelo caos vivido no estado do Amazonas”.
“Nosso estado foi transformado em um verdadeiro campo de testes, com experimentos com remédios ineficazes, falta de oxigênio, de leitos de internação e até de covas para enterrar os nossos conterrâneos”, destacou Braga.
O relatório final apresentado por Renan Calheiros nesta quarta-feira (20) traz um capítulo sobre a crise no Amazonas e a falta de coordenação do governo federal, mas não pede o indiciamento de nenhuma autoridade do estado.
Convocação
No início de junho, Wilson Lima chegou a ser convocado para depor na CPI, mas a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus ao governador, que não compareceu à comissão.
O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), lembrou o episódio. “Ele [Wilson Lima] foi o primeiro governador que seria ouvido aqui. [..] Ele decidiu não vir e eu não tinha como obrigá-lo a vir aqui”, disse.
Os requerimentos de convocação de Lima foram apresentados pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).