O site institucional do governo do Amazonas foi hackeado na noite da terça-feira (19) e permaneceu sob ataque até a manhã desta quarta (20), quando foi retirado do ar. Quem tentou acessar a página, se deparou com uma mensagem que atribui a ação ao grupo Paraná Cyber Máfia. Outras páginas oficiais, como o Portal da Transparência e a Agência Amazonas, não foram afetadas.
“Sem deuses, apenas nós e nossas máquinas. Sem dor ou sacrifício nós não teríamos nada. Aguente a dor, não fuja dela. Deixe o fracasso de lado e torne-se grande, sacrifique-se por uma causa maior, assim como os primeiros macacos enviados ao espaço”, completava a mensagem na página do governo.
Esta não é a primeira vez que uma página governamental é hackeada no Amazonas nos últimos meses. Em dezembro de 2021, o site da secretaria municipal de educação (Semed) da prefeitura de Manaus também foi invadido e ficou fora do ar.
A invasão foi confirmada pela assessoria de imprensa do governo do Amazonas. A assessoria informou ainda que o ataque está sendo investigado junto à Prodam e que a secretaria de comunicação (Secom) vai emitir nota oficial dando os detalhes da ação.
Grupo hacker comemorou
Pelo Twitter, o grupo hacker informou o ataque bem sucedido ao site governamental às 21h36 da terça-feira. “Um abraço pra galera da Prodam”, diz o texto, em referência à Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).
https://twitter.com/PrCyberMafia/status/1516591647970283530
Na terça, a Prodam divulgou nota informando que realizaria “uma parada programada dos serviços de tecnologia para manutenção do parque elétrico da Empresa” a partir das 23h e que a manutenção teria duração estimada de 14h.