“Os posicionamentos políticos ficarão apenas na lembrança”, declara o ex-deputado e mais novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto, ao Manaus 360º. Com isso, as redes sociais dele vão sofrer um impacto: antes e depois do Tribunal. “A postura será a republicana como de fiscal dos recursos públicos e total isenção de orientação política partidária”, afirma Josué Neto.
Ou seja, se até ontem o deputado estadual Josué Neto defendeu o presidente Jair Bolsonaro com unhas e dentes no Twitter, a partir desta quarta-feira (17), às 17 horas, quando for empossado como conselheiro, o pleno não terá um novo político como membro, mas um novo fiscal. Na nova função, o ex-deputado ocupa a vaga deixada pelo pai dele, o conselheiro Josué Filho, agora aposentado.
Cerimônia de posse
Segundo o presidente do Tribunal, conselheiro Mario de Mello, o próprio novato do pleno escolheu que a cerimônia fosse simples. O presidente também disse que conselheiro Josué Filho vai “indiscutivelmente, deixar saudades nos colegas e funcionários” do Tribunal.
Quanto ao Josué Neto, Mário de Mello acredita que “Apesar de jovem, Josué Neto tem um histórico belíssimo de vida pública, de gestor. É uma pessoa que tem um grande convívio aqui no Tribunal. Ele é respeitado nessa casa e tenho certeza que vai fazer um grande trabalho.”. A solenidade, híbrida, será transmitida ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM.
Josué Neto assume a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas destinada à Assembleia Legislativa, assim como o pai dele fez, em 2013.