A delegada Joyce Coelho foi exonerada da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) nesta terça-feira (4). Em suas redes, a delegada se disse surpresa com a mudança, mas que seguira em frente “com a cabeça erguida”. A remoção ocorre semanas depois de Joyce reclamar da presença da deputada estadual Débora Menezes (PL) em coletivas da delegacia. A parlamentar estaria utilizando as entrevista para se autopromover eleitoralmente.
“No fim do dia fui surpreendida com uma portaria me trocando de delegacia. Com a cabeça erguida vamos finalizar o curso em respeito a todas as pessoas envolvidas na organização e à palestrante que é maravilhosa! Não desanimem!”, disse Joyce.
Joyce Coelho foi realocada para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), então chefiada por Juliana Tuma, que retorna ao comando da Depca.
Um áudio que circula nas redes sociais mostra a delegada reclamando de “interferência política” na sua transferência. As acusações de interferência política por parte de Débora Menezes chegaram a ser rechaçadas pelo delegado-geral Bruno Fraga nas redes sociais.
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) recomendou a Bruno Fraga no fim de maio que impedisse a participação de Débora e outros políticos em ações e coletivas de imprensa da Polícia Civil do Amazonas. A recomendação foi assinada pelo promotor Armando Gurgel Lima, que já havia aberto inquérito contra a deputada estadual por suspeitas de uso do sistema de segurança para promoção política.