O Labora – mantido pelo Fundo Brasil – acaba de abrir um edital para apoiar financeiramente projetos de trabalhadores do campo. As inscrições para o edital Transição Justa e Trabalho Digno: bem viver para trabalhadores dos campos, das águas e das florestas vão até 30 de agosto e o objetivo é apoiar a sociedade civil pela defesa dos direitos dos trabalhadores não-urbanos no Brasil.
“Sabemos que no país temos muitos trabalhadores fora da zona urbana e que precisam de apoio, principalmente aquelas que foram atingidas direta ou indiretamente por eventos climáticos extremos e pelos impactos das crises ambientais”, diz a nota.
Serão doados até R$1.050.000,00 para 15 organizações da sociedade civil, sindicatos, coletivos, grupos e movimentos populares nas lutas trabalhistas.
Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação independente sem fins lucrativos, criada por ativistas de direitos humanos para fortalecer organizações da sociedade civil, sobretudo aquelas que são protagonizadas por pessoas e comunidades diretamente afetadas por violações de direitos..
O apoio consiste em doação de recursos; facilitação de oportunidades de aprendizado, mobilização e articulação; e acompanhamento individualizado do trabalho de cada organização e coletivo apoiado. Tudo isso é feito com respeito à autonomia e às estratégias de cada grupo, e com o objetivo de oferecer apoio técnico para potencializar os impactos de cada projeto.