Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberaram, na Sessão Plenária desta segunda-feira (10), a Mensagem nº 34/2024, que trata sobre a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025. Segundo a diretora legislativa da CMM, Evelina Câmara, a LDO aponta os destinos dos recursos, as prioridades da Prefeitura de Manaus, “e é sempre votada no primeiro semestre do ano”.
Após ser votada e deliberada de forma unânime pelos parlamentares, a matéria ganhou como número o Projeto de Lei 314/2024, que seguiu para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O projeto ficou quase um mês parado antes de ser levado ao plenário da Câmara do Municipal de Manaus. A prefeitura enviou a mensagem em 15 de maio, mas somente hoje foi posta em pauta pelo presidente da CMM, vereador Caio André (União).
A LDO antecede a deliberação da Lei Orçamentária Anual (LOA), discutida normalmente no segundo semestre. A LDO de Manaus deste ano prevê R$ 9,7 bilhões em recursos para a prefeitura no próximo ano, cerca de 16,3% maior que a LDO de 2024.