O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) tem um novo conselheiro. Tomou posse nesta terça-feira (5), Luis Fabian Pereira Barbosa, que susbtitui o agora aposentado decano Julio Cabral, que há uma semana deixava o cargo. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, além de representantes da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal de Manaus, além de membros do judiciário e da sociedade civil.
Luis Fabian foi nomeado por Wilson Lima e teve seu nome aprovado por unanimidade Aleam. Emocionado, o novo conselheiro fez um discurso agradecendo ao apoio que recebeu e já vislumbrando a missão que terá pela frente.
“Minha atuação no TCE será sempre moldada pelos valores de ética, transparência e moralidade, tal qual determina a constituição, assumo hoje esse compromisso perante meus pares e a sociedade. Os últimos 15 anos em que estive à frente de várias pastas enquanto ordenador de despesas, certamente me legitimam para estar aqui nesse momento. Eu penso que o mais importante enquanto julgador de contas é orientar. Creio que o trabalho do TCE na formação e orientação desses gestores é fundamental para o bom uso da coisa pública”, disse.
Responsável por empossar o novo integrante do colegiado, o conselheiro-presidente Érico Desterro, destacou a carreira de Luis Fabian e aproveitou para homenagear o conselheiro-aposentado Julio Cabral.
“O conselheiro Julio Cabral prestou um imenso serviço ao estado do Amazonas e ao TCE, é uma pessoa que ficará marcada na história da Corte de Contas, que agora recebe a entrada de um jovem conselheiro, o Luis Fabian, que vem a acrescer com seus conhecimentos técnicos e de gestão ao colegiado do Tribunal. Desejo que ele preste um bom trabalho à sociedade, de sobremaneira ao controle externo da administração pública”, completou.
Currículo
Luis Fabian Pereira Barbosa é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, além de ser professor da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Também atua como presidente da Diretoria Executiva do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU/Manaus).
Tem experiência consolidada nas áreas de gestão empresarial, administração pública e consultoria jurídica, bem como no magistério do Direito Administrativo, Financeiro e Tributário. Dedica sua carreira, há 15 anos, à gestão pública e privada da Educação.