Principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) devem visitar o Amazonas para participar de atividades da pré-campanha eleitoral até o fim deste mês de maio.
A vinda de Lula e de Bolsonaro a Manaus foi confirmada por aliados, mas sem data definida ainda. Com o início do período formal de pré-campanha, os pré-candidatos começam também a percorrer com mais fôlego os estados brasileiros.
Petista quer pautar Amazônia
Em sua passagem pelo Amazonas, Lula deve pautar a Amazônia, com foco em questões ambientais e na pauta indígena. Há a expectativa que o petista faça uma parada no município de São Gabriel da Cachoeira, o mais indígena do Brasil.
Esta seria a primeira visita oficial do ex-presidente à capital do Amazonas na pré-campanha. Em março, Lula fez escala em Manaus no retorno de uma viagem oficial ao México. Na ocasião, o ex-presidente encontrou com aliados, mas não saiu do aeroporto Eduardo Gomes.
Bolsonaro e a ZFM
Já Bolsonaro não terá como fugir do assunto Zona Franca de Manaus (ZFM) em sua passagem pela capital amazonense. A expectativa é que o presidente anuncie em Manaus um recuo em relação aos decretos assinados por ele que prejudicam o modelo ZFM.
Na última sexta-feira (6), em decisão liminar, o ministro Alexandre de Moraes atendeu o pedido do partido Solidariedade e derrubou, na íntegra, do decreto que zerou a alíquota do IPI do setor de bebidas não alcoólicas e, em parte, o decreto que reduziu em 25% a alíquota do imposto sobre produtos produzidos na ZFM.
Disputa acirrada
Lula e Bolsonaro travam uma disputa acirrada pelo eleitorado amazonense. Segundo a mais recente pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião, divulgada no dia 8 de março, o petista tem 37,5% das intenções de voto contra 36,8% de Bolsonaro.