A vacina contra a Covid-19 chega neste sábado, 19, para os que têm mais de 30 anos em Manacapuru e Novo Airão. O anúncio é do Governo do Estado, que segue com a campanha “Vacina Amazonas”. Conforme o governador, Wilson Lima (PSC), essa estratégia de fazer mutirão acelera as imunizações e teve início na capital “porque em Manaus foi alta a incidência da doença”. Assim, o primeiro mutirão aconteceu em Manaus e terminou com saldo de mais de 141 mil pessoas vacinadas contra o vírus da pandemia.
Documentos
A ação vai acontecer, ao mesmo tempo, entre 8h e 17h nos dois municípios. O público que comparecer aos locais de vacinação deve ter mais de 30 anos, não precisa apresentar comorbidades, e precisam levar: documento pessoal original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).
Pontos de vacinação
Em Manacapuru, três pontos de vacinação farão parte da grande ação do “Vacina Amazonas”. Um deles é o 9º Batalhão de Polícia Militar, que vai funcionar em sistema drive-thru. Além disso, vai ter vacinação no Serviço Social do Comércio (Sesc) e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prefeito Washington Luis Régis da Silva. Ao todo, serão montados 17 postos de vacinação, distribuídos nesses três locais.
Já em Novo Airão, serão quatro postos na praça Hugo Carlos Frederico (a praça dos Dinossauros). E a ação será executada exclusivamente pelos profissionais do município.
Estrutura
Para realizar o mutirão em Manacapuru e Novo Airão, segundo a assessoria do Governo, mais de 200 servidores de diversas secretarias do Estado estão envolvidos. São equipes de vacinadores, técnicos para triagem, cadastramento e apoio logístico, além daqueles que terão a atribuição de fazer o transporte, fornecer alimentação das equipes e garantir a segurança da ação nos municípios.
Mais do interior
Outros municípios do Amazonas iniciaram a vacinação de pessoas abaixo dos 30 anos. Como é o caso de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), que realiza a vacinação de pessoas com mais de 20 anos. Assim também acontece em Lábrea (distante 702 quilômetros da capital), que iniciou, nesta quarta-feira, 16, a vacinação da população de 30 a 39 sem comorbidades e de pessoas de 18 a 29 com comorbidades. Barcelos, Coari e Parintins também entram para esse time e estão vacinando pessoas de 30 a 39 anos nesta semana.
Com informação da assessoria do Governo do Amazonas*