O prefeito David Almeida (Avante) disse, nesta segunda-feira (13), que a prefeitura mapeou 62 áreas de alto risco de desastres ambientais como desabamentos, deslizamentos, alagamentos, enchentes e secas em Manaus. Ao todo, segundo o prefeito, são mais de mil áreas de risco em toda a capital amazonense.
“Nós temos mais de mil áreas como essa em Manaus. E, dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como essa aqui. Nós fizemos [contenção de erosões em] 17 áreas no ano passado e temos programado mais 20 áreas prioritárias como essa”, disse o prefeito durante visita à área onde um deslizamento de terras soterrou 11 casas na noite do domingo (12).
Até a manhã desta segunda-feira, oito corpos já haviam sido encontrados, sendo quatro crianças e quatro adultos, com quatro dessas vítimas pertencentes a uma mesma família. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo o prefeito, o Centro de Cooperação da Cidade de Manaus (CCC) não recebeu nenhum chamado da região onde ocorreu o deslizamento, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. David Almeida também anunciou que vai decretar estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade.